quinta-feira, 20 de maio de 2010

COMBATA AS ONDAS DE CALOR

quinta-feira, 20 de maio de 2010
• Para evitar a desidratação, beba mais água, mesmo sem sede. Poderá optar por sumos naturais, ricos em sais minerais, que perdemos com a transpiração. Para repor os níveis de sais minerais, pode acrescentar na água um pouco de sal ou açúcar ou recorrer às chamadas bebidas isotónicas (se não for diabético ou hipertenso).
• Quando está muito calor, opte por refeições ligeiras e repartidas, ricas em fruta e legumes crus.
• Nas horas mais quentes do dia, mantenha a casa na penumbra, fechando os estores ou os reposteiros, e use ventoinhas com cabeça rotativa, para uma maior circulação de ar. Se tiver ar condicionado, regule-o numa temperatura confortável, que não seja demasiado fresca, para evitar grandes diferenças de temperatura. Para se refrescar molhe os pulsos, as têmporas e a nuca com água fria. Se a sua casa for realmente muito quente, procure refugiar-se em locais com ar condicionado nas horas mais quentes (museus, centros comerciais, cinemas, etc.). Evite fazer esforços físicos.
• Evite a exposição solar. Nas horas de maior calor, se não puder evitar a exposição ao sol, não se esqueça do chapéu, os óculos de sol e do protector solar. Opte por roupas leves, de preferência de algodão.
• A exposição excessiva ao sol pode provocar uma subida repentina da temperatura corporal (golpe de calor), situação por vezes perigosa. Sinais de alarme: pele vermelha, quente e seca, pulso rápido e forte, dor de cabeça, tonturas, náuseas, confusão e perda de consciência.
• A perda excessiva de líquidos e de sais minerais pode levar a desidratação, especialmente grave nas crianças, idosos e hipertensos (descompensação devido ao calor). Sinais de alarme: transpiração excessiva, palidez, cãibras, cansaço e fraqueza, dor de cabeça, náuseas e vómitos, pulso rápido, respiração rápida e superficial e desmaio.
• Perante os sinais de alarme, e se a situação não for grave, procure um local fresco, descanse e tente baixar a temperatura corporal, com a aplicação local de panos molhados e beba água.
• Em casos mais graves ou se a vitima for mais vulnerável aos efeitos do calor (idosos, crianças pequenas, acamados, com insuficiência cardíaca ou respiratória, diabetes, hipertensão ou com outras doenças crónicas), ligue para o 112. Enquanto espera pela ajuda médica, aplique as medidas já descritas para arrefecer o corpo. Se a vitima tiver cãibras, dê-lhe sumos naturais ou bebidas com minerais (bebidas isotónicas). Perante uma vítima com contracções corporais involuntárias, não se deve dar líquidos.

0 comentários:

Enviar um comentário

Cancro

No mundo inteiro, milhões de pessoas vivem com o diagnóstico de cancro.

A investigação constante, numa área de intervenção tão importante como o cancro é, inquestionavelmente, necessária. Cada vez se sabe mais sobre as suas causas, sobre a forma como se desenvolve e cresce, ou seja, como progride. Estão, também, a ser estudadas novas formas de o prevenir, detectar e tratar, tendo sempre em atenção a melhoria da qualidade de vida das pessoas com cancro, durante e após o tratamento.

O cancro é a proliferação anormal de células.

O cancro tem início nas células; um conjunto de células forma um tecido e, por sua vez, os tecidos formam os órgãos do nosso corpo. Normalmente, as células crescem e dividem-se para formar novas células. No seu ciclo de vida, as células envelhecem, morrem e são substituídas por novas células.

Algumas vezes, este processo ordeiro e controlado corre mal: formam-se células novas, sem que o organismo necessite e, ao mesmo tempo, as células velhas não morrem. Este conjunto de células extra forma um tumor mas, nem todos os tumores correspondem a cancro.

Nos países da Europa e América do Norte o cancro mais frequente no homem tem sido o da próstata e o cancro mais mortal no homem tem sido o do pulmão; o cancro mais frequente na mulher é o da mama e o cancro mais mortal na mulher é o do pulmão.

O tempo é determinante no combate ao cancro. Informe-se e, pela sua saúde, consulte o médico quando suspeitar dessa situação. Quanto mais cedo for detectado, maior a probabilidade de cura do cancro.



Visita ao Laboratório da Crioestaminal

Visita ao Laboratório da Crioestaminal

Peditório para a Liga Portuguesa Contra o Cancro

Peditório para a Liga Portuguesa Contra o Cancro
Este é o único comprovativo do grupo a dizer a quantia do peditório que realizamos.

Foto de grupo aquando do peditório.