sexta-feira, 7 de maio de 2010

Sexo oral pode ser causa do aumento de cancro

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Estudo estabelece ligação entre o cancro na boca e na faringe com o vírus do papiloma humano (HPV), transmitido por via sexual.


A prática de sexo oral pode ser a causa do rápido aumento de casos de cancro na boca e na faringe que se registou nos últimos anos, nos países desenvolvidos, avança a EFE.
Um estudo da Universidade inglesa de Coventry publicado na revista «British Medical Journal» demonstra que é possível estabelecer uma ligação entre o carcinoma orofaríngeo de células escamosas com o vírus do papiloma humano (HPV) e apontam o sexo oral como a mais provável via de contágio.
Os números oficiais apontam para uma diminuição geral de casos de cancro da cabeça e pescoço, apenas o referido tipo de cancro «aumentou de maneira importante, especialmente no mundo desenvolvido», afirmam os catedráticos.
Os investigadores citam o exemplo dos Estados Unidos, onde o número de casos aumentou 22 por cento entre 1996 e 2006, após um período sem variações entre 1975 e 1999.
Também o Reino Unido sofreu um acréscimo significativo. O número de pacientes homens com cancros bucais e da faringe aumentou em 51% entre 1989 e 2006.

0 comentários:

Enviar um comentário

Cancro

No mundo inteiro, milhões de pessoas vivem com o diagnóstico de cancro.

A investigação constante, numa área de intervenção tão importante como o cancro é, inquestionavelmente, necessária. Cada vez se sabe mais sobre as suas causas, sobre a forma como se desenvolve e cresce, ou seja, como progride. Estão, também, a ser estudadas novas formas de o prevenir, detectar e tratar, tendo sempre em atenção a melhoria da qualidade de vida das pessoas com cancro, durante e após o tratamento.

O cancro é a proliferação anormal de células.

O cancro tem início nas células; um conjunto de células forma um tecido e, por sua vez, os tecidos formam os órgãos do nosso corpo. Normalmente, as células crescem e dividem-se para formar novas células. No seu ciclo de vida, as células envelhecem, morrem e são substituídas por novas células.

Algumas vezes, este processo ordeiro e controlado corre mal: formam-se células novas, sem que o organismo necessite e, ao mesmo tempo, as células velhas não morrem. Este conjunto de células extra forma um tumor mas, nem todos os tumores correspondem a cancro.

Nos países da Europa e América do Norte o cancro mais frequente no homem tem sido o da próstata e o cancro mais mortal no homem tem sido o do pulmão; o cancro mais frequente na mulher é o da mama e o cancro mais mortal na mulher é o do pulmão.

O tempo é determinante no combate ao cancro. Informe-se e, pela sua saúde, consulte o médico quando suspeitar dessa situação. Quanto mais cedo for detectado, maior a probabilidade de cura do cancro.



Visita ao Laboratório da Crioestaminal

Visita ao Laboratório da Crioestaminal

Peditório para a Liga Portuguesa Contra o Cancro

Peditório para a Liga Portuguesa Contra o Cancro
Este é o único comprovativo do grupo a dizer a quantia do peditório que realizamos.

Foto de grupo aquando do peditório.