quinta-feira, 20 de maio de 2010

UM “COKTAIL” DE RADÃO

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Uma equipa de médicos britânicos afirma ter descoberto por que razão os campos electromagnéticos, gerados por cabos de alta tensão ou por aparelhos eléctricos, podem estar na origem do aparecimento de cancro. Num artigo publicado no “International Journal Radiation Biology”, os autores da investigação falam de uma possível relação entre o cancro e os cabos de alta tensão por estes últimos atraírem partículas do gás radioactivo radão.

“ Os investigadores descobriram que tanto os cabos de alta tensão como os vulgares electrodomésticos são capazes de atrair os derivados radioactivos de radão, presentes no ar que se respira todos os dias”, diz a revista num comunicado. “Eles verificaram que, noutros estudos semelhantes, também havia provas de que podiam encontrar-se concentrações nocivas de derivados de radão por cima dos cabos de alta tensão. Nos campos electromagnéticos associados aos cabos pode assim concentrar-se um ‘cocktail’ de produtos potencialmente cancerígenos”.

“A radiação proveniente do radão e os derivados da sua desintegração são das substâncias cancerígenas mais poderosas que conhecemos”, sublinhou Dennis Henshaw.

Henshaw e os seus colegas da Universidade de Britol analisaram relatórios feitos desde há quase 20 anos. Segundo os autores, nesses registos as populações que vivem perto de cabos de alta tensão apresentam taxas de incidência particularmente elevadas de certos tipos de cancro, como a leucemia. Porém, nem todos os investigadores estão de acordo com esta leitura das estatísticas. De facto, neste momento existem provas de que os campos electromagnéticos gerados pelas linhas de alta tensão provocam mutações genéticas nos ratos. No entanto, ainda não há certezas de que o mesmo aconteça no homem

Henshaw e os colegas estudaram depois o radão – um gás que se encontra presente em quase todo o lado e que geralmente atinge concentrações mais elevadas nas casas construídas em regiões graníticas. Os investigadores colocaram películas de plástico destinadas a detectar partículas radioactivas do radão em diversos locais das casas.

Ora, além de essas partículas terem sido detectadas ao pé de postes de alta tensão, observou-se também que elas eram objecto de oscilações originadas pelo próprio campo magnético. ”Se se inala uma partícula em oscilação, ela tem maiores probabilidades de aderência”, diz Henshaw. E o Medical Research Council, que financiou o estudo, também concorda que estas partículas são mais facilmente inaladas.

De facto, para Henshaw “a questão não se resume aos derivados do radão” mas relaciona-se com as linhas de alta tensão capazes de atraírem as tais partículas e provocarem a sua oscilação.

Barry Michael, do Cancer Research Trust, considera aquela explicação representa “uma ruptura” do ponto de vista conceptual. Em contraponto, a Protecção Nacional Radiológica Britânica considera-a “improvável”. Num comunicado, afirma antes que as provas sugerem que os campos electromagnéticos reduzem ligeiramente a exposição humana aos derivados do radão. E acrescenta: “Não ficou estabelecido que a exposição aos derivados de radão provoque qualquer tipo de cancro”.

Para Henshaw, essa leitura está “errada”, pois “as provas experimentais mostram um aumento de radão” à volta dos campos electromagnéticos. No entanto, o investigador sublinha que deste estudo não emerge a conclusão directa de que o radão atraído pelos cabos de alta tensão provoque cancro. Para chegar a essa conclusão, são necessários mais estudos.


0 comentários:

Enviar um comentário

Cancro

No mundo inteiro, milhões de pessoas vivem com o diagnóstico de cancro.

A investigação constante, numa área de intervenção tão importante como o cancro é, inquestionavelmente, necessária. Cada vez se sabe mais sobre as suas causas, sobre a forma como se desenvolve e cresce, ou seja, como progride. Estão, também, a ser estudadas novas formas de o prevenir, detectar e tratar, tendo sempre em atenção a melhoria da qualidade de vida das pessoas com cancro, durante e após o tratamento.

O cancro é a proliferação anormal de células.

O cancro tem início nas células; um conjunto de células forma um tecido e, por sua vez, os tecidos formam os órgãos do nosso corpo. Normalmente, as células crescem e dividem-se para formar novas células. No seu ciclo de vida, as células envelhecem, morrem e são substituídas por novas células.

Algumas vezes, este processo ordeiro e controlado corre mal: formam-se células novas, sem que o organismo necessite e, ao mesmo tempo, as células velhas não morrem. Este conjunto de células extra forma um tumor mas, nem todos os tumores correspondem a cancro.

Nos países da Europa e América do Norte o cancro mais frequente no homem tem sido o da próstata e o cancro mais mortal no homem tem sido o do pulmão; o cancro mais frequente na mulher é o da mama e o cancro mais mortal na mulher é o do pulmão.

O tempo é determinante no combate ao cancro. Informe-se e, pela sua saúde, consulte o médico quando suspeitar dessa situação. Quanto mais cedo for detectado, maior a probabilidade de cura do cancro.



Visita ao Laboratório da Crioestaminal

Visita ao Laboratório da Crioestaminal

Peditório para a Liga Portuguesa Contra o Cancro

Peditório para a Liga Portuguesa Contra o Cancro
Este é o único comprovativo do grupo a dizer a quantia do peditório que realizamos.

Foto de grupo aquando do peditório.