domingo, 23 de maio de 2010

ESTUDO NORTE-AMERICANO SOBRE OS MEDICAMENTOS QUE BAIXAM A GORDURA NO SANGUE. CONTRA O COLESTEROL, A FAVOR DO CANCRO?

domingo, 23 de maio de 2010

Os medicamentos que reduzem a taxa de colesterol no sangue causam cancro em animais de laboratório, anunciaram cientistas norte-americanos da universidade da Califórnia, em São Francisco. Estes cientistas defendem mesmo que os remédios podem ter o mesmo efeito sobre os seres humanos.

A investigação cobriu dois tipos de medicamentos que são recomendados vulgarmente contra a hipercolesterolemia, um problema que provoca graves problemas cardiovasculares. Entre os fármacos estudados estão os lideres de mercado mundiais Mevinacor, à base de lovastatina, e Lopid, à base de gemfibrozil.

Thomas Newman e Stephen Hulley afirmam, no trabalho que publicaram na revista da Associação Médica Americana (“Journal of the American Medical Association”), que encontraram uma prova “indiscutível” de que os ratinhos desenvolviam tumores depois de lhes terem sido administradas grandes doses desses produtos. Ainda segundo os investigadores, os medicamentos foram aprovados sem que se tivesse dado muita importância ao se potencial cancerígeno devido à sua eficácia na redução de ataques cardíacos.

Numa atitude algo inédita, a própria assiciação médica escreve um editorial na revista, criticando os resultados da pesquisa dos investigadores californianos. Alega que os roedores de laboratório são mais susceptíveis de contrair cancro que os seres humanos e que os fármacos foram testados em dose muito mais elevadas do que as que as pessoas normalmente tomam.

“Quase 50 por cento dos químicos testados em roedores são cancerígenos. Não há qualquer prova em seres humanos”, lê-se no editorial, assinado por James Dalen e Wlliam Dalton, do Colégio de Medicina da Universidade do Arzona. Jonathan Tobert, médico do laboratório farmacêutico Merck, que produz o Mevinacor e Zocor, criticou, por seu lado, o estudo acusando-o se ser “contraproducente porque pode assustar as pessoas que têm realmente de tomar estes medicamentos”.

De qualquer modo, os cientistas da Universidade da Califórnia não colocam em causa os efeitos benéficos que estes medicamentos têm ao nível da prevenção dos problemas cardiovasculares. Consideram mesmo que os medicamentos devem continuar a ser ministrados às pessoas que têm um risco extremamente elevado de doença coronária.


0 comentários:

Enviar um comentário

Cancro

No mundo inteiro, milhões de pessoas vivem com o diagnóstico de cancro.

A investigação constante, numa área de intervenção tão importante como o cancro é, inquestionavelmente, necessária. Cada vez se sabe mais sobre as suas causas, sobre a forma como se desenvolve e cresce, ou seja, como progride. Estão, também, a ser estudadas novas formas de o prevenir, detectar e tratar, tendo sempre em atenção a melhoria da qualidade de vida das pessoas com cancro, durante e após o tratamento.

O cancro é a proliferação anormal de células.

O cancro tem início nas células; um conjunto de células forma um tecido e, por sua vez, os tecidos formam os órgãos do nosso corpo. Normalmente, as células crescem e dividem-se para formar novas células. No seu ciclo de vida, as células envelhecem, morrem e são substituídas por novas células.

Algumas vezes, este processo ordeiro e controlado corre mal: formam-se células novas, sem que o organismo necessite e, ao mesmo tempo, as células velhas não morrem. Este conjunto de células extra forma um tumor mas, nem todos os tumores correspondem a cancro.

Nos países da Europa e América do Norte o cancro mais frequente no homem tem sido o da próstata e o cancro mais mortal no homem tem sido o do pulmão; o cancro mais frequente na mulher é o da mama e o cancro mais mortal na mulher é o do pulmão.

O tempo é determinante no combate ao cancro. Informe-se e, pela sua saúde, consulte o médico quando suspeitar dessa situação. Quanto mais cedo for detectado, maior a probabilidade de cura do cancro.



Visita ao Laboratório da Crioestaminal

Visita ao Laboratório da Crioestaminal

Peditório para a Liga Portuguesa Contra o Cancro

Peditório para a Liga Portuguesa Contra o Cancro
Este é o único comprovativo do grupo a dizer a quantia do peditório que realizamos.

Foto de grupo aquando do peditório.