Publicada por
Oncologia
à(s)
15:18
quinta-feira, 27 de maio de 2010
A nossa escolha centrou-se neste tema, visto que somos diariamente bombardeados por notícias e campanhas de sensibilização. Sendo um tema bastante actua, o cancro pode atingir tanto os nossos amigos como familiares que acabam por ser vítimas deste doença.
Devido ao elevado número de casos, pretendemos sensibilizar a comunidade escolar de forma a divulgar e informar acerca deste tema, porque não depende só das diversas instituições/associações o combate contra a doença, depende sobretudo de cada um de nós.
Apesar de estar enraizado na sociedade que o cancro não tem cura, hoje em dia já é possível minimizar a dor, devido ao avanço tecnológico, e recorrer a diversos tipos de tratamento. como os cuidados paliativos.
O voluntariado é uma acção que passa despercebida à maioria dos portugueses, sendo um dever cívico de todos nós.
Devemos todos colaborar, pois assim poderemos aliviar a dor e o sentimento de muitos doentes, bastando apenas relacionarmo-nos e confraternizarmos com pessoas que precisam de ser ouvidas e apoiadas.
Etiquetas:
A nossa escolha...
Cancro
No mundo inteiro, milhões de pessoas vivem com o diagnóstico de cancro.
A investigação constante, numa área de intervenção tão importante como o cancro é, inquestionavelmente, necessária. Cada vez se sabe mais sobre as suas causas, sobre a forma como se desenvolve e cresce, ou seja, como progride. Estão, também, a ser estudadas novas formas de o prevenir, detectar e tratar, tendo sempre em atenção a melhoria da qualidade de vida das pessoas com cancro, durante e após o tratamento.
O cancro é a proliferação anormal de células.
O cancro tem início nas células; um conjunto de células forma um tecido e, por sua vez, os tecidos formam os órgãos do nosso corpo. Normalmente, as células crescem e dividem-se para formar novas células. No seu ciclo de vida, as células envelhecem, morrem e são substituídas por novas células.
Algumas vezes, este processo ordeiro e controlado corre mal: formam-se células novas, sem que o organismo necessite e, ao mesmo tempo, as células velhas não morrem. Este conjunto de células extra forma um tumor mas, nem todos os tumores correspondem a cancro.
Nos países da Europa e América do Norte o cancro mais frequente no homem tem sido o da próstata e o cancro mais mortal no homem tem sido o do pulmão; o cancro mais frequente na mulher é o da mama e o cancro mais mortal na mulher é o do pulmão.
O tempo é determinante no combate ao cancro. Informe-se e, pela sua saúde, consulte o médico quando suspeitar dessa situação. Quanto mais cedo for detectado, maior a probabilidade de cura do cancro.
0 comentários:
Enviar um comentário